O que toda mulher precisa saber sobre a menopausa

O que toda mulher precisa saber sobre a menopausa

Classicamente, a menopausa é definida como a última menstruação da mulher. Ela marca a transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva.

Para o período de transição, damos o nome de climatério. Em meio aos sintomas desagradáveis de calores e a imposição da sociedade para nos mantermos sempre jovens, podemos pensar que essa é uma fase sempre negativa na vida da mulher, mas não precisa ser assim. Podemos viver esse momento de forma plena e e considerar um período de renovação na vida da mulher.

Confira algumas curiosidades e dicas que você precisa saber para que essa fase seja vivida de forma plena e feliz:

Os sintomas da menopausa podem chegar bem antes
Algumas mulheres experimentam os sintomas mais comuns como calores, secura vaginal, secura da pele, irregularidade menstrual, alteração no sono e no humor por volta dos 40 anos. Isso significa que os ovários já estão diminuindo a produção hormonal. Chamamos esse período de perimenopausa

Qual a idade da menopausa?
Em média, no Brasil, entre 48 e 50 anos. Algumas mulheres podem parar de menstruar mais cedo e outras podem menstruar até os 55 anos, o que é normal. Quando acontece antes dos 40 anos, chamamos de menopausa precoce, uma avaliação adequada deve ser realizada por estar relacionada a outras doenças

A menopausa aumenta o risco de doenças do coração
As mulheres em idade reprodutiva tem a proteção do hormônio estrogênio que ajuda no metabolismo das gorduras diminuindo as chances de aterosclerose. Com a chegada da menopausa e diminuição da produção deste hormônio, as mulheres têm risco mais aumentado para as doenças do coração, daí a importância de se cultivar hábitos saudáveis durante toda a vida

A menopausa aumenta o risco de osteoporose
A osteoporose é uma condição de fragilidade dos ossos, deixando-os mais susceptíveis a fraturas. O estrogênio é um hormônio que participa ativamente do metabolismo dos ossos impedindo que esses se tornem frágeis. Com a chegada da menopausa, esse metabolismo se altera e a mulher pode desenvolver essa condição

Existe chance de engravidar durante esse período
Oficialmente, só podemos falar que ocorreu a menopausa quando a mulher passa 12 meses ininterruptos sem menstruação. Embora a chance de gravidez tenha uma queda acentuada a partir dos 40 anos, durante esse período podem acontecer ciclos ovulatórios e uma gravidez surgir. Por esse motivo, a contracepção é tão importante nesta fase da vida

Você quer saber mais como se cuidar neste período? Fique ligada nos outros posts.

Um abraço! 

Dúvidas mais frequentes

As questões da fertilidade são muito comuns. 1 em cada 6-8 casais no mundo tem dificuldade de engravidar e vai precisar de ajuda de especialistas. O tempo de tentativas espontâneas deve ser balizado pela idade da mulher. Para casais cujas mulheres têm menos de 35 anos, o tempo de tentativas antes de se procurar ajuda especializada deve ser de 12 meses. Para aqueles em que a mulher tem até 39 anos, essa espera deve ser de 6 meses. Para mulheres com mais de 40 anos, a busca pelo profissional de reprodução deve ser imediata, assim que o casal decide tentar engravidar.

Os custos vão depender do caso específico do casal, de qual estratégia será indicada para ele. Sendo assim, é muito importante que o casal procure o profissional para uma avaliação adequada.

Infelizmente não. Embora técnicas, medicamentos e o ambiente do laboratório tenham melhorado a cada ano, o sucesso depende de vários fatores, sendo o principal a idade da mulher. Por isso, casais que estão tentando engravidar devem ficar atentos a esses fatores e não postergarem a busca por ajuda.

O melhor método é aquele que se adeque às indicações da mulher. Hoje temos uma variedade enorme de métodos hormonais e não hormonais com taxas de eficácia muito elevadas. É sempre muito importante que a mulher busque um profissional de sua confiança para decidir após orientações adequadas o método que lhe convém.

Endometriose é uma doença inflamatória, benigna e crônica que quando bem tratada permite à portadora uma vida com qualidade.

A menopausa é a última menstruação. Ela acontece por volta de 45 a 50 anos na mulher brasileira. O climatério é o período que compreende a fase pré menopausa (poucos anos antes da última menstruação) até o fim da vida.

 Consultório | R. Gustavo Pena, 44/402 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31015-060
+55 31 3482-8002 | +55 31 97553-1522
Instituto Nascer | Av. Raja Gabáglia, 665 - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG, 30380-403 

© Copyright 2021 - Dra Laudislena Colodetti - All Rights Reserved